badge

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Os filmes da minha vida (6)

Um Assassino Pelas Costas
(Duel, 1971)
O primeiro filme de Steven Spielberg não tem extraterrestres, nem nazis, nem efeitos especiais de encher o olho. Tem apenas um carro e um camião, num duelo até à morte que, apesar do baixo orçamento da obra (originalmente um telefilme, mas que teve tanto sucesso na altura que depois passou para as salas de cinema, com mais 16 minutos adicionados à história) consegue mostrar tanta força e poder como tudo aquilo que se seguiu na filmografia deste realizador.
David Mann (Dennis Weaver, imortalizado como a personagem-título da série policial McCloud) é um caixeiro-viajante que viaja pelo deserto da Califórnia. A determinada altura, ultrapassa um camião que se recusava a deixá-lo passar... e a partir daí torna-se num alvo a abater. Para onde quer que David vá, o camião vai atrás, por vezes chegando mesmo a antecipar os seus movimentos. O seu objectivo é a vingança por não lhe ter sido permitida a ultrapassagem - algo completamente insignificante, e que mostra que o condutor do camião tem qualquer pancada e que, consequentemente, será capaz de tudo para destruir David.
Será que o camionista, cuja identidade nunca é revelada, conseguirá matar David? Será que David conseguirá escapar?
Esta é uma primeira obra poderosíssima, e de visionamento obrigatório para todos os fãs de Spielberg.

4 comentários:

Cataclismo Cerebral disse...

É brutal este filme! E pensar que foi feito exclusivamente para a TV...

Bjs

Carlos M. Reis disse...

Boa escolha! Mas agora fiquei curioso: consideras "Duel" o melhor de Spielberg? ;) Cumprimentos! Gostei do blogue, vou acrescentar à minha lista!

Pattie disse...

Obrigada pelas palavras, Knoxville :)

Não, não vejo Duel como o melhor de Spielberg, mas considero-o como uma das estreias na realização mais auspiciosas de sempre. Apesar de rudimentar (e de se sentir o toque a telefilme) consegue transmitir sensações que muitos blockbusters falham em atingir.

Red Dust disse...

Pode não ser o melhor de Spielberg, mas andará lá perto.

A tensão está sempre presente e o final quase que é apocaliptico.

Cumprimentos!!!!!