badge

quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

My Family

Ao folhear a revista Sábado desta semana, deparei-me com a notícia de que a RTP está a preparar uma versão portuguesa da britcom My Family, com Fernando Luís no papel do irascível e desiludido pai, personificado na versão original pelo inenarrável Robert Lindsay.
Bem, não tenho nada contra o Fernando Luís, se bem que quando estou a ver televisão e começa o A Minha Sogra é uma Bruxa pela milionésima vez, começo a rever mentalmente a lista das compras. Apesar disso, a minha reacção instintiva ao ver a notícia foi pensar: "Quem foi o grandessíssimo $&#@%§ que achou que o Fernando Luís podia fazer de Ben Harper?"
Será esse o grande problema da versão portuguesa: muita gente neste país já viu (e adorou) o My Family, elegendo-o mesmo à categoria de culto, e isso é capaz de resultar mal na adesão a esta versão nova. Senhores da RTP, lembram-se do que aconteceu quando os canais da concorrência tentaram fazer versões lusas de séries já bastante conhecidas por nós como Cuidado com as Aparências (Keeping up Appearances) ou Sim, Senhor Ministro? Pois é. Eu pessoalmente preferia ver material novo em termos de comédia (como os saudosos e injustiçados Paraíso Filmes e Não és Homem, Não és Nada, de grande qualidade mas remetidos para horários da treta quando foram exibidos, ou, actualmente, os felizmente reconhecidos Gato Fedorento), mas também gostei de alguns programas feitos a partir de outros - porém, isto apenas aconteceu com adaptações de coisas que nunca passaram por cá, e em que não se começou logo com os espectadores a compararem um com o outro.
Independentemente da qualidade que esta versão possa vir a ter, eu acredito que muita gente vai ter dificuldades em "descolar" a interpretação de Fernando Luís da de Robert Lindsey na versão original - e nem quero pensar no actor que interpretará o filho mais velho, visto que Kris Marshall é absolutamente genial e insuperável no papel de Nick.

Sem comentários: