badge

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Cease to Exist

Estreia hoje à noite (mais precisamente, às 00:35), a mini-série O Caso de Sharon Tate, que descreve o brutal massacre que ocorreu em Agosto de 1969 na mansão do realizador Roman Polanski, às mãos da "Família" de Charles Manson.
Esta mini-série é baseada no livro Helter Skelter, da autoria de Vincent Bugliosi, cujo título nos leva imediatamente à fixação de Manson pela música dos Beatles e aos excertos de letras de músicas do grupo inglês encontrados escritos a sangue nas paredes da mansão. Porém, o que muita gente não sabe (e que espero ver referido nesta série) é que foram os Beach Boys, muito mais do que os Beatles, a motivação por detrás deste crime.
Para aqueles que não conhecem esta parte da história, eis uma pequena explicação: tal como Hitler era um pintor fracassado, Charles Manson era um músico falhado. Após uma série de rejeições da parte de outros músicos e produtores discográficos, Manson teve a "sorte" de conhecer Dennis Wilson e Terry Melcher (o baterista e o produtor dos Beach Boys, respectivamente), que acolheram algumas das suas ideias entusiasticamente. Uma dessas ideias era a música Cease to Exist, que os Beach Boys gravaram para o álbum 20/20 (1968), mudando-lhe o título para Never Learn Not to Love e retirando qualquer referência a Manson nos créditos. Como devem imaginar, isto chateia uma pessoa - e quando essa pessoa é um psicopata sem escrúpulos, é melhor não o chatearem.
E como é que este roubo se liga ao massacre? Bem, é que Roman Polanski e Sharon Tate tinham comprado a mansão a Terry Melcher, o que leva muita gente a crer que Melcher e a sua namorada de então (a actriz Candice Bergen) eram as vítimas originais. A "Família" não sabia disto e, consequentemente, Sharon e os amigos pagaram caro por algo que não haviam feito.

Para os mais curiosos, aqui está Never Learn Not to Love:

Sem comentários: