badge

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Cadeia Literária (5)


Dom Quixote de La Mancha
Miguel de Cervantes

Deixei o melhor para o fim. Eu sei que há muita gente que considera a escolha de Dom Quixote como livro de uma vida como um banalíssimo cliché, mas eu quero lá saber; adoro este livro e pronto!
Na verdade, a minha paixão pela história do cavaleiro da triste figura começou muitos anos antes de descobrir o livro, por intermédio de um desenho animado que passou na RTP tinha eu uns 3 ou 4 anos, e que há uns tempos repetiu no canal Panda. Alguém se lembra disto? Até hoje, cada vez que oiço a música inicial fico com pele de galinha...
Porém, esta paixão de infância pelo desenho animado levou-me a resistir a ler o livro durante muitos anos, talvez com medo de que a adaptação tivesse sido tão livre que, ao entrar em contacto com a história original, sofresse uma enorme desilusão. Nada podia ser mais errado, já que este é um livro magnífico, totalmente merecedor do amor de tantos leitores. Quanto muito, agora arrependo-me de ter demorado tanto tempo a pegar nele.

Sem comentários: