badge

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Sobre o cartaz dos Gatos.


Diverte-me

Não, “diverte-me” talvez não seja a palavra mais adequada. É mais “deprime-me”. Ou melhor... Bem, o que realmente funcionava era uma palavra que servisse de meio-termo entre estas duas.
Bem, vamos recomeçar antes que perca o fio à meada.

Diverte-me Deprime-me Ai o caraças! Diverte-me ver os Gatos serem acusados de estarem a ser politicamente correctos com este cartaz. Será que a minha definição de “politicamente correcto” está errada? É que vejo e revejo estas barbichas e estes olhos esbugalhados, leio e releio o que está escrito no cartaz, e não consigo encontrar nada que entre dentro do significado que eu atribuo a essa expressão. Pelo contrário, o que eu vejo é humor irreverente, corrosivo – e, para além disso, é algo que precisava de ser feito porque, vistas bem as coisas, aquele cartaz do PNR não merece mais do que ser objecto de chacota.

Já agora, outra coisa que de diverte e deprime simultaneamente: esta ideia asinina da CML de retirar o cartaz dos Gatos. Mas, neste caso, já há uma distinção entre a depressão e o entretenimento. Deprime-me que o retirem (assim como me deprime – e enraivece – ler sobre as ameaças que eles estão a sofrer agora), mas diverte-me toda esta discussão à volta das motivações dos rapazes por detrás desta brincadeira. Sinceramente, não importa se isto é uma mensagem política, uma intervenção cívica ou uma piada; o que importa é que eles tinham algo a dizer, e disseram-no de forma brilhante.

1 comentário:

Pedro Duarte disse...

Da 'Net ninguém o tira!
E há sempre usn filhos da p.... radicais q nao tem tintins para quer q seja e fazem ameaças cobardes (ou covardes, nao sei, desculpa Língua Portuguesa) quer sejam de direita, de esquerda, do meio, de cima ou de baixo... q se f.... estes.

E vivam os GF q esses têm tintins p fazer o humor inteligente e activo!