badge

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Unshelved


Eu descobri esta BD há cerca de dois anos, quando estagiei numa biblioteca de Lisboa. Uma das minhas tarefas nesse estágio foi a elaboração de uma lista de sites de bibliotecas com serviços ligados à informática e às tecnologias, e logo na página principal de um dos sites que encontrei (e do qual, entretanto, perdi o rasto, pelo que não o posso indicar aqui) estava uma tira de Unshelved. Foi amor à primeira vista.
Como podem ver, os desenhos são also toscos, mas as histórias são fabulosas. Podem parecer surreais e absurdas mas quem, como eu nessa altura, trabalha na área, facilmente reconhece as situações e as pessoas desta BD em tudo aquilo que nos ocorre no dia-a-dia. Bem, eu pessoalmente não encontrei nudistas nem funcionários vestidos de castor, mas terei para sempre na minha memória os miúdos mal comportados, os utilizadores mandões (lembro-me de um caso bastante bizarro à volta de uma mulher convencida de que os bibliotecários têm o poder mágico de lhe colocar nas mãos livros que foram requisitados por outros utilizadores) ou com a mania de perseguição e casos à volta de plantas mijonas ou de calças de cetim descosidas (don't ask).

PS: Se tiverem curiosidade em ver as tiras antigas (ou se, como no meu caso, o layout do blog cortar a tira) podem encontrar o site oficial de Unshelved aqui.

2 comentários:

margarida disse...

Boa escolha a BD. Um cartonista famoso e já falicido foi Stuart Carvalhais que foi também cartonista.

Pattie disse...

Conheço bem o trabalho do Stuart Carvalhais. Lembro-me de, em pequena, estar a folhear os livros de história da BD do meu pai e de que me divertia muito com as aventuras de Quim e Manecas.