badge

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Cadeia Literária (1)

A Maria Elisa desafiou-me a escolher cinco livros, desafio esse que aceito de bom grado. Como tenho a tendência de divagar um pouco quando falo das obras que escolhi, vou repartir esta resposta em cinco posts. Aqui está o primeiro:

The Complete Adventures of Charlie and Mr Willy Wonka
Roald Dahl

Sinto que estou a fazer batota com esta escolha, porque este volume reúne os dois livros de Roald Dahl sobre Charlie Bucket e o chocolateiro Willy Wonka. Porém, como para mim os dois livros são parte de um todo, e como é este o exemplar que possuo, deixei estar.
Desde criança que sou fã de Roald Dahl. Porém, o meu contacto com as suas obras foi feito ao contrário: em criança, conheci os contos para adultos (sendo a minha estreia no mundo Dahliano graças à adaptação televisiva do magnífico "Lamb for the Slaughter" em Alfred Hitchcock Apresenta, realizado pelo próprio Mestre Alfredo) tendo descoberto as obras infanto-juvenis apenas na idade adulta.
De todas as obras de Roald Dahl, não há dúvida que a saga de Charlie Bucket é a sua obra-prima. E, se tivermos em conta que o resto da sua bibliografia inclui pérolas como As Bruxas, Matilda, The BFG e, claro, o já referido Lamb for the Slaughter, isto mostra a sua qualidade... Como sempre, Dahl transporta-nos para um universo surrealista e delirante onde nada é o que parece, governado por um excêntrico fabricante de doces.
No primeiro livro, Charlie e a Fábrica de Chocolate, adaptado por duas vezes ao cinema (em 1971 numa versão tão livre que provocou a ira de Dahl, que se desligou imediatamente do projecto - mas que, em contrapartida, tem na magnífica prestação de Gene Wilder o Willy Wonka perfeito e definitivo; e em 2005 numa adaptação quase perfeita por Tim Burton, que só peca pelo facto do Wonka de Johnny Depp ser um pateta alegre em vez do magnífico - e "dumbledoriano" - manipulador do livro), Charlie Bucket é o típico herói que vive de forma miserável até que o concurso dos bilhetes dourados dos Chocolates Wonka mudam a sua vida. Os vencedores do concurso têm direito a uma visita guiada à fábrica de chocolates, onde as outras crianças (pequenos monstrinhos intratáveis) são punidos por Wonka devido aos seus pecados. No segundo livro, Charlie e o Grande Elevador de Vidro, Willy Wonka leva Charlie e toda a sua família numa viagem pelo espaço, que inclui a visita a um hotel espacial onde ocorre um ataque alienígena.
Uma obra imperdível, para todas as idades.

3 comentários:

maria elisa disse...

Sabes, ainda não li o livro, nem vi o filme (que tenho aqui em casa).

Pattie disse...

Maria, assim que puderes, vê-o. Garanto-te que vais adorar.
E o livro também é genial. Há muitos pais que criticam os livros de Roald Dahl, dizendo que a crueldade e violência com que ele castiga as más acções é traumatizante para as crianças (lembro-me das versões do Capuchinho Vermelho e dos Três Porquinhos em Histórias em Verso Para Meninos Perversos, em que o Capuchinho transforma os Lobos Maus das duas histórias em malas) mas é precisamente isso que as crianças mais adoram.

Betty Coltrane disse...

Li Charlie a fábrica de chocolate quando tinha para aí 11 anos. Adorei. No resto ainda não peguei... Lacuna a preencher!! :D