badge

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Os filmes da minha vida (1)

Recentemente, perguntaram-me qual era o filme da minha vida, e eu não fui capaz de responder pois, cada vez que ia para dizer um título,surgia-me outro e eu não sabia o que responder. Esta confusão não é assim tão invulgar - como muita gente, eu não tenho um, mas vários filmes que me marcaram. E, em homenagem a esses filmes, resolvi iniciar uma nova rubrica aqui no Lírio.

O primeiro filme a ser apresentado nesta rubrica será Captains Courageous, realizado em 1937 por Victor Fleming, e baseado numa obra de Rudyard Kipling. Já passou na nossa televisão há tanto tempo que não me recordo do título português (o único canal que o passou nos últimos anos foi o TCM), e nunca encontrei nenhum DVD em edição portuguesa (felizmente há a Amazon, pelo que já o tenho guardado na minha arca de tesouros cinematográficos), por isso, se alguém souber que título foi cá dado pelos tradutores a esta obra-prima, por favor digam-me.
Captains Courageous narra as aventuras de Harvey Cheyne Jr. (interpretado por Freddie Bartholomew) um miúdo rico e mimado que faz a vida negra a todos os que o conhecem. Um dia, uma tempestade atira-o para fora do iate onde viajava, e é resgatado por um barco pesqueiro. Como Harvey não consegue convencer os pescadores a desviarem-se da sua rota para que ele possa voltar para casa, ele não tem outro remédio senão trabalhar para o seu sustento até poder regressar a terra. A vida dura de marinheiro vai, aos poucos, modificando a personalidade de Harvey, tornando-o menos mimado e arrogante, e a influência de um bondoso pescador português, Manuel, vai ajudar a modificar a sua visão da vida e do mundo.
A primeira vez que vi este filme, ainda miúda, chorei as pedras da calçada e ainda hoje, já adulta, o trágico final ainda me deixa os olhos húmidos. É uma belíssima história sobre a vida e sobre o crescimento. Para além disso, foi a minha descoberta do actor magnífico que é Spencer Tracy (até hoje um dos meus actores favoritos) que ganhou o seu primeiro Oscar graças ao seu fabuloso Manuel.

1 comentário:

Blueminerva disse...

Nunca vi, para muita pena minha. Mas está na lista de "filmes a ver".
Um abraço