badge

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Os filmes da minha vida (4)

O Terceiro Tiro
(The Trouble With Harry, 1955)
Inspirada por um post recente do Cataclismo Cerebral, resolvi falar hoje de um dos filmes que ocupa o meu Top 5 de obras de Alfred Hitchcock. O Terceiro Tiro é um dos filmes mais mal-amados do mestre, pois o público da época não recebeu bem a ideia de que Hitchcock pudesse fazer uma comédia; ainda por cima, o tom negro (e inegavelmente hichcockiano) deste filme, que mostra claras influências da comédia britânica, era demasiado forte para os norte-americanos, o que levou os poucos que o viram aquando da sua estreia a rejeitá-lo. O facto de problemas de direitos de autor terem-no mantido longe do olhar dos espectadores durante os trinta anos que se seguiram também não ajudou as coisas. Hoje, quem o vê reconhece-o como uma obra injustamente esquecida, e que merece ser redescoberta pelo grande público.
Ora bem, qual é o problema de Harry? Oh, é uma coisinha de nada: ele está morto. E toda a gente se considera culpada do crime. Jennifer (Shirley MacLaine, no seu primeiro papel no cinema), a esposa que fugiu das suas garras anos antes, julga ter sido ela, quando lhe partiu uma garrafa na cabeça; a solteirona Ivy Gravely (Mildred Natwick) pensa que foi a sapatada que lhe deu na cabeça quando ele a tentou molestar que o matou; e o capitão Wiles (Edmund Gwenn) pensa que atingiu Harry acidentalmente quando estava a caçar coelhos. O pintor Sam Marlowe (John Forsythe) vê-se envolvido na história e tenta ajudar os vizinhos a esconderem o crime, mas as coisas não correm da melhor maneira. Entre confissões e revelações, o corpo acaba por ser enterrado e desenterrado várias vezes, e a verdade por detrás do problema de Harry parece cada vez mais difícil de ser revelada.

1 comentário:

Cataclismo Cerebral disse...

É mesmo um bom filme, já tive oportunidade de o rever na RTP Memória. Sim, concordo quando dizes que é dos mais mal-amados e esquecidos do realizador. Injustamente...

Bjs